Marina Silva lança ações para promover o turismo em parques nacionais
2006-06-07
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, lançou ontem (06), em São Paulo, uma série de medidas, em parceria com o Ministério do Turismo, para promoção do ecoturismo, bem como recomendações para visitação às unidades de conservação no País.
No evento, o MMA participou com um estande institucional para divulgar suas iniciativas, programas e projetos relacionados ao desenvolvimento do turismo. Também apresentou ainda um ciclo de palestras e debates sobre o tema turismo e meio ambiente, marcando as comemorações da Semana Nacional de Meio Ambiente. As ações reforçam o apoio institucional e técnico do Ministério do Meio Ambiente ao desenvolvimento da agenda bilateral com o Ministério do Turismo voltada para promover a melhoria da sustentabilidade ambiental na atividade turística.
Entre as medidas anunciadas no Salão do Turismo, Marina Silva e o ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, assinam portaria criando o grupo de trabalho interministerial para promover o turismo nos parques nacionais. O grupo terá a competência de identificar as potencialidades dos parques, bem como possíveis lacunas para estruturação, visando divulgação de oportunidades de visitação tanto no mercado local como no exterior. A idéia é que seja elaborado um plano de ação promovendo o turismo nos parques nacionais inseridos no Programa de Visitação. O plano deverá considerar as ações prioritárias, o aporte de recursos financeiros, as responsabilidades das instituições envolvidas e o cronograma de implementação.
Ainda foi assinado entre os dois ministérios termo de cooperação operacional e financeira no valor de R$ 4,5 milhões para preparação, planos de ordenamento, implantação de projetos, entre outros, dos programas Prodetur Nordeste II e Sul com o objetivo de regulamentar a execução pelo Ibama de ações desses programas. As regiões beneficiadas abrigam uma série de áreas protegidas de competência federal, tais como Parques Naturais e Áreas de Proteção Ambiental (APA). Serão contempladas nesta fase: Área de Preservação Ambiental da Baleia Franca; Área de Preservação Ambiental Costa dos Corais; Área de Preservação Ambiental do Delta do Parnaíba; Parque Nacional de Jericoacoara; Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses; Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha
Está previsto, ainda, o anúncio da Agenda Bilateral com o Ministério do Turismo para promover o turismo sustentável. O compromisso entre os dois ministérios foi firmado em 2004, por meio de acordo de cooperação técnica. Tem por objetivo implementar ações conjuntas visando a inserção dos princípios do desenvolvimento sustentável nas atividades turísticas no Brasil. Para atingir esse objetivo várias ações estão sendo executadas por meio de ações integradas entre programas dos dois ministérios.
(Por Gerusa Barbosa, MMA, 06/06/2006)
www.mma.gov.br