Quem ainda não tirou tempo para visitar e conhecer o Jardim Botânico de Lajeado não sabe o que está perdendo. Trata-se de um passeio que deveria constar na agenda de todos. Situado em 25 hectares do Bairro Moinhos d’Água, o complexo verde motiva a preservação do meio ambiente, aproximando o homem da natureza. Sábado a população teve mais uma vez a oportunidade de conhecer as trilhas e um pouco das espécies existentes, ou simplesmente curtir com a família a tranqüilidade e a beleza do lugar, como forma de marcar a passagem de mais uma Semana do Meio Ambiente.
A secretária municipal do Meio Ambiente Simone Schneider recebeu pessoalmente os visitantes, juntamente com a equipe da Sema, que não mede esforços para despertar o interesse da comunidade pelo Jardim Botânico. Ela explica que a comunidade - especialmente a escolar - tem respondido aos estímulos da pasta, visitando o local. Simone lembra que no Brasil existem apenas 33 jardins botânicos, e cinco estão no Rio Grande do Sul. Segundo ela, Lajeado tem se destacado pela organização, beleza e pela área de mata nativa que mantém intacta quase que na zona urbana do município. "Aqui deveria ser o distrito industrial", destaca.
Quem circular pelo Jardim Botânico, seja com ou sem guia, vai conhecer um pouco mais sobre plantas medicinais, conhecer as 43 espécies em extinção no Estado, as coleções de campos, de mata atlântica e savana, e conferir a beleza das orquídeas, bromélias e cactus expostos graças ao trabalho de parceiria entre a prefeitura, Centro Universitário Univates e Certel. Simone destaca que ali as espécies são conservadas e reproduzidas para reintrodução no ambiente.
A família Eckert, residente no Bairro Montanha, aproveitou a folga para fazer a visita. Adeli Rogério e esposa, acompanhados de outro casal, levaram os filhos para conhecer as trilhas da Cascata e do Tatu. É a terceira vez que ele vem ao local, mas até então não havia trilhado os caminhos entre a mata nativa. "Aqui é bonito", diz o soldador que cuida de uma pequena horta e pomar nos fundos de casa.
Para hoje, às 10h, dentro da programação da Semana do Meio Ambiente, está agendada a inauguração do Laboratório Verde, no Centro de Educação Ambiental - junto à Sema. À tarde, a partir das 13h30min, será apresentada a peça teatral O Menino que Abraçou o Mundo, no Auditório do Centro Comunitário Evangélico.
Encontro nacional
Desde novembro do ano passado a Secretaria do Meio Ambiente de Lajeado se prepara para receber 200 estudiosos e gestores dos 33 jardins botânicos brasileiros e organizações estrangeiras. É que o município foi escolhido para sediar a 15ª Reunião Brasileira de Jardins Botânicos, evento que antecede o Congresso Internacional de Botânica, que ocorre em Gramado.
Segundo Simone, está confirmada a presença do presidente da Botanik Garden, Peter Jackson, que representará os jardins botânicos da Inglaterra. Também foi anunciada a vinda de um representante mexicano. Outras confirmações do exterior estão sendo aguardadas.
A secretária lembra que Lajeado será o primeiro município do interior a sediar o evento. "É a primeira vez que acontece fora de uma capital." A cidade foi escolhida durante a realização da última reunião, em Curitiba, ano passado, pela proximidade com Gramado.
(
O Informativo do Vale, 05/06/06)