O plantio de uma corticeira do banhado no Parque da Redenção, próximo ao Monumento ao Expedicionário, em Porto Alegre, durante a manhã de ontem (04/06), marcou as ações de cidadania desenvolvidas nos 30 anos do Projeto Pescar, bem como pelo início da 22ª Semana do Meio Ambiente de Porto Alegre. A semana está sendo promovida pela Smam com o apoio do Comitê Gestor de Educação Ambiental, de hoje até o fim de semana, no Shopping Total.
O tema central desta edição é Porto Alegre - Cidade da Educação Ambiental. A homenagem ao Projeto Pescar partiu da Procempa, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre (Smam), do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e do Comitê Gestor de Meio Ambiente. O diretor-presidente da Procempa, André Imar Kulczynski, o titular da Smam, Beto Moesch, e o vice-presidente do Projeto Pescar, Rubens Hemb, participaram do plantio da corticeira, planta nativa do Estado e cujo corte é proibido.
Destacando a importância do Projeto Pescar na formação de cidadãos, Moesch afirmou, fazendo alusão ao plantio, que cuidar do meio ambiente também é um ato de cidadania. Segundo Hemb, o Pescar prepara jovens de 16 a 19 anos para o primeiro emprego em parceria com empresas que abrem espaço para a profissionalização com ênfase na cidadania.
A iniciativa surgida em Porto Alegre, em 1976, possibilita atualmente a formação de 1,45 mil jovens por ano em nove estados do país e no Distrito Federal. Hemb adianta aos empreendedores que desejam ensinar seu ofício aos jovens interessados em ingressar no mercado de trabalho que a iniciativa é simples: basta uma sala e um orientador.
Os jovens precisam estar estudando para integrar o projeto e recebem passagem e refeição durante a formação.
No domingo dedicado ao projeto, a Procempa disponibilizou no parque um cyber com oito computadores com acesso à Internet sem fio. Alunos da Unidade Procempa do Projeto Pescar distribuíram 150 mudas de plantas para o público, cedidas pelo viveiro da Smam. Também foram passadas orientações sobre a separação do lixo.
A Procempa oferece 15 vagas para o curso de Iniciação Profissional em Serviços de Informática/Manutenção. Além de auxílio financeiro do governo federal, os estudantes recebem da Procempa vales-transporte, lanche da tarde, seguro de vida em grupo, material didático e uniforme.
(
Correio do Povo, 05/06/06)