Um passeio pelo Delta do Jacuí alertou ontem 30 estudantes de Canoas sobre a importância da destinação correta de lixo. Eles observaram a poluição das águas devido ao acúmulo de resíduos. A atividade, promovida pela Prefeitura de Canoas, integra a programação da Semana Municipal do Meio Ambiente, que tem como tema "Lixo reduzido, ambiente preservado".
O barco saiu do Arroio das Garças, no bairro Rio Branco, onde é captada a água para o abastecimento de Canoas e municípios vizinhos. Os alunos passearam pelos rios Gravataí, o mais poluído do Estado, e dos Sinos. "A intenção é mostrar as águas poluídas e os rios relativamente preservados para fazer o contraponto", afirmou o presidente da Associação para Pesquisa de Técnicas Ambientais (Apta), Clóvis Braga.
Durante a visita, técnicos da Secretaria Municipal de Preservação Ambiental e da Apta ministram oficinas sobre a importância do correto armazenamento, seleção e destinação do lixo. A programação da Semana do Meio Ambiente de Canoas envolve diversas atividades, das 9h às 17h, e serviços de saúde, no Parque Municipal Getúlio Vargas (Capão do Corvo). O evento termina nesta segunda-feira (05/06), com a entrega do prêmio Parceiros Ambientais 2006.
(
Correio do Povo, 03/06/06)