Parque temático francês explora ligação entre homem e natureza
2006-06-02
A França estréia nesta quinta-feira (01/06) um novo e ambicioso parque temático, o Bioscope, em Ungersheim, que propõe explorar a relação entre o ser humano e seu ambiente natural, os mistérios da vida e a preservação do meio ambiente. O parque oferece uma visita lúdico-pedagógica, distribuída em seis edifícios circulares desenhados como se fossem células gigantes, com seu núcleo e citoplasma, explicou o arquiteto, Frédéric Jung.
Cada edifício revela um aspecto diferente do homem e do planeta: a maneira de dormir e sonhar do ser humano, os diferentes ecossistemas, os conceitos de equilíbrio e desequilíbrio, os climas extremos, os cuidados e recursos sanitários, e o meio ambiente e a contaminação. Tudo enfeitado por atores, bailarinos e espetáculos pirotécnicos. O objetivo "é criar um novo tipo de lazer inteligente contemporâneo, que se renova sem parar", segundo o diretor do parque, Christian Douchement.
Uma grande cratera fumegante recria na entrada da visita a queda, em 1492, de um meteorito de 150 quilos a poucos quilômetros de Ungersheim. Em cada "célula", especialistas no tema e desportistas apresentam o percurso em uma projeção de vídeo de cinco minutos de duração.
O Bioscope empregou materiais reutilizáveis, como telas de computador e videocassetes, para construir os muros de seu peculiar labirinto, e tem entre seus desafios o de conscientizar seus visitantes sobre a necessidade de preservar o meio ambiente. Ao final do percurso, cada visitante poderá preencher um questionário, com a ajuda de um computador, para estabelecer seu "bio-perfil" pessoal, que terá uma cor diferente em função de sua sensibilidade sobre o futuro do planeta.
(Efe, 02/05/2006)
http://www.ambientebrasil.com.br/rss/ler.php?id=24971