O Fórum Itinerante do Meio Ambiente – Gestão Ambiental e Formação Cidadã/etapa Rio Grande, realizado na Câmara do Comércio terça e quarta-feira, atingiu seus objetivos.
A avaliação é do presidente da Associação Brasileira dos Prefeitos (Asbrap), José Luis Marzullo Patella, que diz assim entender, porque o evento contou com a participação de representantes da Prefeitura, da sociedade civil e de estudantes que adquiriram mais conhecimento, mais visão e com isso terão melhores condições de fazer a gestão ambiental. Ele observou que os palestrantes do evento estão permanentemente pesquisando e vendo propostas novas sendo aplicadas em outros lugares.
E trouxeram as informações adquiridas para o Fórum. “A Prefeitura e outros órgãos poderão trazê-los novamente ao Município para mais informações ou recorrer a eles quando necessitar”. Patella observou que a economista Clitia Helena Backx Martins, da Fundação de Economia e Estatística (FEE), em sua palestra, disse que Rio Grande está entre os dez municípios com potencial de risco poluidor uma vez que possui indústrias químicas. Em função disso, observa que as autoridades do Município têm que estar sempre atentas e adotar os cuidados necessários para não haver poluição.
“O Fórum desperta a curiosidade nas autoridades e demais pessoas envolvidas neste processo e mostra formas de avançar nesta área. Despertamos e desacomodamos as pessoas”, destacou. O Fórum Intinerante foi promovido pela Asbrap, Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e Prefeitura Municipal/Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
(Carmem Ziebell
Agora online, 02/06/2006)