Seminário sul-americano debate o bioma Pampa
2006-06-02
O pampa gaúcho será novamente foco de discussões na próxima semana. Entre os dias 5 e 7 de junho, a organização não-governamental ambientalista Fundação Rio Ibirapuitã promove o I Seminário Sul-Americano do Bioma Pampa. O encontro acontecerá na cidade de Alegrete e pretende abordar e debater as potencialidades, características, biodiversidade e, especialmente, os impactos das monoculturas de espécies.
De acordo com o presidente da entidade, Jânio Alberto Lima, a importância do evento se dá na medida em que o local não vem debatendo essas questões . “O seminário traz pela primeira vez para a região uma discussão ambiental desse tipo”, afirma. “Estamos fazendo esse seminário no peito, sem estrutura nenhuma, porque as empresas daqui não apóiam esse tipo de diálogo”, completa Lima.
O diálogo tem por objetivo alcançar toda a América do Sul, e haverá painéis, palestras, exposições e apresentações artísticas. O evento contará com as presenças da agrônoma Carla Villanova, do Núcleo Amigos da Terra Brasil/NAT; o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e membro da ONG Igre, Ludwig Buckup; a bióloga Luiza Chomenko, da Fundação Zoobotânica; a deputada estadual Jussara Cony; o secretário de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, Cláudio Dilda; a ativista uruguaia da WRM, Ana Filipini; o deputado estadual Frei Sérgio; do coordenador do Pró-Rio Uruguai João Manoel Bicca; do professor da Universidade Federal de Santa Maria Mauro Schumacher e do professor da Fundação Universitária de Rio Grande Antonio Philomena.
As atividades acontecerão no Clube Caixeiral de Alegrete, com início às 8h. As inscrições podem ser feitas no Espaço Cultural da Rádio Gazeta, na cidade, ou próprio local do seminário. Será ainda entregue aos participantes um certificado de 40 horas aos que tiverem pelo menos 80% de freqüência. Informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 96086279 ou pelo e-mail janiolimapv@yahoo.com.br.
Por Patrícia Benvenuti, 02/06/2006