Número de mortos na Indonésia chega 6,2 mil
2006-06-01
O número de mortos no terremoto do último sábado na ilha de Java, na Indonésia, já passa de 6,2 mil, disse o governo do país nesta quinta-feira (01/06). A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que quase 50 mil casas foram destruídas e mais de 56 mil outras ficaram bastante danificadas. Segundo a organização, até 600 mil pessoas tiveram que deixar a área onde moram em conseqüência do sismo.
Grandes quantidades de suprimentos começaram a chegar às áreas afetadas, de acordo com fontes da ONU. Mas muitos sobreviventes ainda não têm abrigo ou alimentos, pois as estradas estão congestionadas e dificultam o acesso a regiões mais remotas. O terremoto, que atingiu 6,3 graus na escala Richter, teve seu epicentro ao sul da cidade de Jacarta. Milhares de pessoas ficaram feridas e 200 mil estão desabrigadas. Doações de pelo menos 22 países continuam a chegar à Indonésia.
O aeroporto da cidade de Jacarta, a maior cidade próxima do epicentro do terremoto, reabriu na terça-feira para vôos comerciais, e a ONU está organizando a distribuição dos suprimentos de um armazém nas proximidades. Equipes médicas dos Estados Unidos e Japão chegaram ao país para ajudar a tratar dos feridos. A China enviou 40 profissionais da saúde e cinco toneladas de suprimentos médicos para Jacarta.
Envolverde, 01/06/2006.
http://www.envolverde.com.br/materia.php?cod=18010