O secretário estadual de Energia, Minas e Comunicações, José Carlos Brack, representará o governador Germano Rigotto na inauguração da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Carlos Gonzatto em Campo Novo, amanhã, às 10h.
Carlos Gonzatto foi a primeira PCH selecionada pelo Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia (Proinfa) em 2004, dentro dos 165 megawatts (MW) reservados ao Rio Grande do Sul nesta fonte de energia. Desses, oito empreendimentos já selecionados pelo programa atingiram 161,7 MW. Segundo Brack, a PCH de Campo Novo foi construída a partir de 1º de outubro de 2004 e a geração comercial, conforme liberação da Agência Nacional de Energia Elétrica, ocorreu em 1º de abril último.
A construtora Cesbe - Engenharia e Empreendimentos de Curitiba foi a empresa específica para a implantação do empreendimento. A barragem localiza-se entre Campo Novo (Casa de Força) e Braga, no rio Turvo, com potência instalada de 9 MW (duas turbinas).
Segundo Brack, o empreendimento da Cesbe teve investimento de R$ 26 milhões e gerou 90 empregos diretos e 180 indiretos. Ele afirma que toda energia gerada por esta PCH e outras que serão inauguradas nos próximos meses terá como destino o Sistema Interligado Nacional.
Entre os benefícios oferecidos pelas usinas, estão menor impacto ambiental sobre regiões alagadas, melhor aproveitamento de rios e quedas, geração distribuída de energia, otimização na distribuição e abertura de mercado para médios investidores.
Correio do Povo, 01/06/2006.