Empresa mineira desenvolve madeira ecológica
2006-06-01
Serragem, algodão, arroz, fibra de vidro, bagaço de cana, papel, pneus e plásticos estão sendo transformados em madeira. Há cerca de um ano e meio, a empresa mineira Ecoblock vem desenvolvendo a tecnologia de produção da madeira ecológica, uma alternativa que substitui a madeira natural e pode ser usada na indústria, na construção civil e na fabricação de móveis. A empresa já começou a oferecer seus produtos a grandes empresas.
Além de preservar a natureza, pois protege as florestas e remove resíduos do ambiente, a nova tecnologia exige baixo consumo energético, não gera subprodutos e não polui. A madeira ecológica também apresenta maior resistência a impacto, não se deteriora, não solta farpas, resiste à umidade e é imune a ação de cupins.
De acordo com reportagem publicada no website do Instituto Ethos (www.ethos.org.br ), a Ecoblock também aposta na sustentabilidade das relações sociais. Hoje a empresa emprega 28 pessoas e está desenvolvendo dois projetos de responsabilidade social. O primeiro prevê a criação de uma cooperativa na comunidade em que se insere em Belo Horizonte, no Distrito Industrial Vale do Jatobá, para produzir sandálias ecológicas a partir dos plásticos que compra e da madeira que produz. O segundo é uma parceria em que a Ecoblock fornece matéria-prima para a escola de marcenaria do Sebrae e abre vagas de estágio para os aprendizes na empresa.
http://www.mundoorganico.org.br/php/