Teve início na tarde de ontem, no auditório da Câmara de Comércio, o Fórum Itinerante de Meio Ambiente - Gestão Ambiental e Formação Cidadã/etapa Rio Grande. Trata-se de um evento promovido pela Associação Brasileira de Prefeitos (Asbrap), Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e Prefeitura de Rio Grande/Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que terá continuidade nesta quarta-feira.
O evento tem como objetivo apresentar a questão ambiental para os agentes envolvidos no processo de construção e desenvolvimento social. E incluir na discussão ambiental os mais variados segmentos da sociedade, apresentando, de forma clara e objetiva, tecnologias, referenciais teóricos e práticos, conceitos e ações que busquem a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social almejado.
Participaram da mesa de abertura o presidente da Asbrap, José Luis Marzullo Patella; o secretário municipal do Meio Ambiente, Norton Gianuca; o biólogo Sérgio Estima, do Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (Nema); e Luiza Chomenko, da Fundação Zoobotânica. Sérgio Estima e Luiza Chomenko foram palestrantes no evento.
De acordo com o presidente da Asbrap, a promoção do Fórum Itinerante se deve ao fato de que no processo de gestão ambiental a responsabilidade não pode ser só do poder público, mas de toda a sociedade. Patella disse que há muitas ações na Justiça direcionadas a responsabilizar os prefeitos, quando o meio ambiente saudável é um direito do ser humano, um dever do Estado e de toda a sociedade. Por isso a realização do Fórum.
A idéia é esclarecer esse processo e transmitir informações que contribuam para que todos assumam a gestão ambiental. O Fórum Itinerante teve início em janeiro, com a etapa de Tramandaí e depois foi realizado em Camaquã. Nos dias 6 e 7 de junho, acontecerá em São Marcos. A meta é realizá-lo em todo o Estado.
Nesta quarta-feira, os trabalhos do Fórum serão retomados às 9h e se estenderão até às 16h. Neste período, serão debatidos os temas "O Ministério Público e a gestão dos recursos naturais nos municípios", "Plano Diretor como forma de organização territorial", "Responsabilidade, atuação e instrumentos de controle ambiental", "Gestão ambiental em nível municipal: instrumentos de controle da poluição industrial", "Política de recursos hídricos e gestão do abastecimento de água municipalizada" e "Capacitação em gestão ambiental em municípios".
Por Carmen Ziebell
Agora online, 31/05/06.
Carmem Ziebell