Cerca de 250 remanescentes de quilombos do Rio Grande do Sul participam desde ontem até sexta-feira da Oficina de Saneamento e Educação em Saúde, realizada pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) no Quilombo Cambará, interior de Cachoeira do Sul. A localidade foi contemplada com obras de saneamento ambiental e agora recebe noções de educação em saúde, que garantem o uso adequado das benfeitorias desenvolvidas pela Funasa.
Durante as oficinas, os moradores do quilombo são orientados sobre os benefícios trazidos pelas obras de saneamento ambiental, dicas de economia, manutenção e formas adequadas de uso dos serviços. A ação vai envolver, além dos moradores adultos, a juventude do quilombo, que será dispensada das aulas para acompanhar as orientações de educação em saúde.
A metodologia da oficina é desenvolvida em parceria com a comunidade para a construção da autonomia e melhoria da qualidade de vida. Os moradores estão animados com o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Funasa no Cambará, como expressa o líder comunitário Márcio da Silva. “Isso vai trazer de fato dignidade e liberdade em diversos ângulos para a nossa população, que ficou tanto tempo excluída”, afirma.
No Quilombo Cambará, a Funasa está concluindo a implantação de banheiros com vaso, pia e chuveiro em 124 casas e a construção de sistema de abastecimento de água para atender 160 residências, com investimento de R$ 1,15 milhão. A comunidade tem 180 anos, desde que as famílias de ex-escravos chegaram ao local e formaram o quilombo. A falta de água tratada era um dos principais problemas enfrentados.
Importante
Os trabalhos desenvolvidos no Quilombo Cambará terão continuidade após as oficinas. Uma vez por mês, serão realizadas no local ações elaboradas a partir de assuntos priorizados pelos moradores durante o evento.
Para entender melhor
Oficinas no Cambará
Local: Quilombo Cambará, no salão comunitário São José, de Palmas
Data: até sexta
Realização: Funasa
Por André Scherer
Jornal do Povo, 31/05/06.