Depois de sete meses sem chuvas regulares na região, o que levou a níveis críticos as barragens que abastecem Bagé, a precipitação acumulada em dois dias chegou a 45 milímetros, reduzindo o déficit hídrico, que ainda é muito alto. Esses dados foram registrados entre segunda-feira e o início da noite de ontem pelo Departamento de Águas e Esgotos de Bagé (Daeb).
Segundo o diretor do serviço de captação da autarquia municipal, engenheiro Léo Zanini, a chuva registradas nos dois dias permitiu que a Barragem do Piray recuperasse 20 centímetros. O nível do reservatório ainda está 7,40 metros abaixo do normal. Já a pequena Barragem Emergencial que represa a água que corre das áreas próximas, estava quase cheia nessa terça-feira.
O total de precipitações registrado na Estação de Tratamento de Água do Daeb era de 62,5 milímetros, no mês de maio. No ano passado, no mesmo período, choveu 185 milímetros na cidade de Bagé. De acordo com a superintendente operacional do Departamento, Nívea Schiavon, para que a situação do abastecimento à população que sofre com o racionamento diário de 18 horas, seja normalizada, são necessários 400 milímetros de chuvas regulares, nos próximos dois meses.
Correio do Povo, 31/05/06.