Seminário discute zoneamento ecológico-econômico
2006-05-31
O Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, promove no Pará, nos dias 1 e 2 de junho, o Seminário Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) e Instrumentos de Políticas Públicas. O evento será realizado no auditório do Banco da Amazônia, em Belém. Participam representantes de órgãos de desenvolvimento regional, gestores públicos e organizações da sociedade civil, municipais, estaduais e federais da Amazônia Legal. A programação terá início às 9h com a apresentação da Proposta do Termo de Compromisso pelo secretário de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Gilney Viana. A coordenação é dos ministérios do Planejamento e do Meio Ambiente.
De acordo com o diretor de gestão ambiental e territorial do MMA, Roberto Vizentin, a idéia é transformar o ZEE em um instrumento efetivo de orientação para definição de implementação de políticas públicas. “Durante o seminário vai ser possível avançarmos, sobretudo no diálogo, na aproximação, nas sinergias com as instituições públicas e responsáveis pelas políticas e desenvolvimento territorial incluindo as agências de financiamento”, disse.
O seminário terá transmissão simultânea com sistema de vídeoconferência, nas agências centrais do Banco da Amazônia dos estados da Amazônia Legal, com exceção de Roraima, Rondônia e Amapá. Os interessados devem se inscrever no site: http://observatório.ufpa.br/zee, até esta quarta-feira (31).
(Envolverde/MMA)