BR distribuidora disponibilizará biodiesel em 500 postos até o final deste semestre
2006-05-31
Atualmente, o biodiesel já está sendo comercializado em 226 postos pelo País pela Petrobras e a expectativa da empresa é chegar a 500 postos comercializando o combustível alternativo até o final deste semestre. A informação foi dada nesta segunda-feira (29), após reunião entre o coordenador do Programa de Biodiesel da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Arnoldo de Campos, e a presidente da Petrobras Distribuidora (BR), Maria das Graças Foster.
Maria das Graças explicou, ainda, que a distribuidora prepara uma campanha informativa sobre as vantagens do biodiesel e o lançamento do combustível com a marca da BR. Segundo a presidente, todo o biodiesel ofertado pelos postos BR tem o selo Combustível Social, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
De acordo com o coordenador do Programa pelo MDA, atualmente, cerca de 35 mil famílias participam da cadeia produtiva do biodiesel, mas até o final do ano serão 100 mil. A principal utilização do biodiesel é em mistura com o diesel que, a partir de janeiro de 2008, será obrigatória. Todo diesel brasileiro terá pelo menos 2% de biodiesel.
Campos explica que, além de ser um combustível renovável, ele emite um teor menor de enxofre na atmosfera, já que a cada ponto percentual de biodiesel adicionado se tem uma diminuição de também um ponto percentual no teor de enxofre. Ou seja, além de melhorar a lubricidade do diesel, poderá diminuir parcialmente os custos com a retirada de enxofre do diesel e, assim, reduzir a poluição que causadora do efeito estufa e dos problemas respiratórios. "Na medida em que o biodiesel for aumentando sua participação na mistura, teremos uma redução destes problemas, principalmente nos centros urbanos, traduzindo-se em qualidade de vida", diz Campos.
Selo Combustível
O selo Combustível Social é concedido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e os produtores identificados com a credencial se comprometeram a adquirir de agricultores familiares uma parte ou toda a matéria-prima necessária para a produção do biodiesel. As empresas asseguram também assistência técnica e capacitação aos trabalhadores rurais. Os detentores do selo têm direito a benefícios como a redução de alíquotas de PIS/Pasep e Cofins, acesso à melhores condições de financiamento junto aos bancos oficiais (Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banco da Amazônia, BNDES) e a participação nos leilões de aquisição organizados pela ANP, além de poder utilizar o selo para fins de promoção comercial.
(Envolverde/Min do Desenvolvimento Agrário, 30/5)