Para combater e prevenir os efeitos da estiagem, a primeira cisterna está em fase final de construção em São Valentim do Sul. O reservatório, para captação e armazenamento da água da chuva, está sendo construído na propriedade do agricultor Décio Finatto, na localidade de São Roque.
Com capacidade para 30 mil litros, a cisterna vai possibilitar o aproveitamento da água que é captada por meio do telhado da pocilga e escoada através de calhas e tubulações até o reservatório.
Segundo a Emater/RS-Ascar local, a água que abastece a família vem de uma fonte, mas não é suficiente para todas as atividades. Com a cisterna, o produtor, que cria 1,2 mil suínos por ano, vai poder utilizar a água da chuva na pocilga.
Segundo a Emater, a cisterna de São Valentim do Sul é a primeira em construção na região.
Para financiar
A construção de cisternas está sendo incentivada no Estado através do Programa de Captação e Armazenamento da Água. Os produtores podem procurar a Emater/RS-Ascar para utilizar linhas do Pronaf, o Programa Nacional de Agricultura Familiar.
O Banrisul não financiará a mão-de-obra quando for proveniente da unidade familiar, mas só quando se tratar de contratação comprovada de terceiros.
Pioneiro , 30/05/06