Saneamento no bairro Canudos, em Novo Hamburgo, receberá R$ 600 mil em investimentos
2006-05-30
O prefeito de Novo Hamburgo, Jair Foscarini (PMDB), anunciou na tarde de ontem (29/05), durante a abertura da segunda edição do ano do programa Família em 1.º Lugar, na Vila Kipling, em Canudos, que serão investidos R$ 600 mil em obras de saneamento e canalização. Até o dia 9, a Prefeitura estará concentrando atendimento em diversas áreas. As secretarias enviaram 29 equipes para realizar diversas ações no bairro Canudos, incluindo serviços de saúde e vacinação. A proposta do programa é atender às principais carências da comunidade. A abertura foi marcada pela entrega de calçados para os moradores, realizada pela primeira-dama Iris Foscarini.
A edição anterior do programa foi realizada em março, no bairro Santo Afonso, resultando em melhorias nas Vilas Palmeira, Dique e Capanema. Na seqüencia, as atividades estão voltadas para as Vilas Kipling, Getúlio Vargas, Iguaçu e Loteamento Marisol, em Canudos. Jair Foscarini esteve no local no início da tarde, com o chefe de gabinete, Jurandir Diniz da Costa, acompanhando os trabalhos realizados e conversando com os moradores, que sugeriram melhorias.
SITUAÇÃO - “Faremos o que for possível para tornar mais amena a situação dos moradores, principalmente dos que habitam locais menos favorecidos”, destaca Jair. Marlene dos Santos, 45 anos, moradora há 18 anos da Rua Rio Grande do Sul, Vila Kipling, mostrou-se satisfeita com as ações. “Esses esgotos abertos assim fazem com que haja muitos mosquitos, não tem como viver decentemente. Espero que continue havendo melhorias”, avalia.
As ações que estão sendo realizadas foram definidas a partir de uma pesquisa feita com cerca de 50 pessoas que elegeram as necessidades mais urgentes do local. A Prefeitura verificou então, que deveria dar prioridade à limpeza das ruas, para o patrolamento e colocação de brita em diversas ruas e travessas e para a canalização do esgoto. Conforme a integrante da coordenação do projeto, Maya Ruschel, “após identificar os principais focos dos problemas, fomos em busca de reunir setores da Prefeitura para atender aos problemas emergenciais”, diz.
Jornal NH, 30/05/06.
http://www.sinos.net/jornalnh/