O Seminário Ambiental será a primeira atração da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema). Com o slogan "A vida no limite", o evento ocorre nesta quinta e sexta-feira, no salão de eventos da prefeitura. As inscrições, gratuitas e abertas a todo o público, devem ser feitas na Sema, pelo telefone 3982-1099, ou ainda pelo e-mail meio.ambiente@lajeado-rs.com.br.
Em cada dia do seminário estão sendo oferecidas cem vagas. A Semana do Meio Ambiente transcorre de 1º a 5 de junho, com diversas programações voltadas para a consciência ecológica, e é alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5, quando será inaugurado o Laboratório Verde do Centro de Educação Ambiental da Sema.
A secretária de Meio Ambiente, Simone Schneider, ressalta que o objetivo é mostrar mais de perto as questões ambientais, buscando a conscientização das pessoas para a preservação do meio ambiente. "As palestras do seminário servirão para mostrar essas dificuldades, que só serão solucionadas se todos trabalharmos juntos", diz, ao citar que o momento é de transição na área ambiental, a qual está cada vez mais difícil de controlar e preservar, principalmente a água.
Junto ao seminário, no saguão, ao lado do salão de eventos, haverá a exposição de fotos do Projeto Inventário Fotográfico dos Vertebrados Terrestres de Lajeado, desenvolvido pela bióloga Júlia Feldens e pelo acadêmico Adilson Schneider; de fotos do Jardim Botânico; e exposição dos trabalhos desenvolvidos com as crianças no Centro de Educação Ambiental da Sema.
Programação
Dia 1º de junho
9h - Abertura
9h30min - Meio Ambiente Saudável - dr. Odorico Konrad, professor da Univates
10h30min - Intervalo
10h45min - Relato de experiências: Secretaria do Meio Ambiente de Venâncio
Aires - biólogo Wilson Jr. Weschenfelder
14h - O Licenciamento Ambiental Municipal em um Momento de Vida no Limite - Waltemir Bruno Goldmeier, presidente do Consema
15h15min - Intervalo
15h30min - Relato de experiências: Inventário Fotográfico dos Vertebrados
Terrestres do Município de Lajeado - bióloga Maria Julia Feldens e acadêmico Adilson Schneider
16h15min - A Diversidade da Família Orquidaceae no Vale do Taquari - ms. Elisete Maria Freitas
Dia 2 de junho
8h30min - Águas Subterrâneas - ms. Henrique Carlos Ferstenseifer, professor da Univates
10h - Intervalo
10h15min - Projeto Salvando Nossas Sanguas - biólogo Claudir Cardozo, diretor
do Departamento de Meio Ambiente de Carazinho
14h - Projeto Conservação do Gênero Parodia no Rio Grande do Sul - dr. RonaldoWasum, diretor do Jardim Botânico de Caxias do Sul
15h30min - Intervalo
15h45min - Relato de experiências: Centro de Educação Ambiental - Secretaria do Meio Ambiente de Lajeado
Jardim Botânico
No fim de semana, nos dias 3 e 4, a programação será desenvolvida no Jardim Botânico Municipal, situado na RST-413, s/nº. Tanto no sábado, como no domingo, o JBL estará aberto das 14h às 18h e serão realizadas caminhadas orientadas nas trilhas ambientais, sem necessidade de agendamento. No dia 3 haverá mateada com a Ximango.
Teatro
A programação se encerra no dia 5, quando, a partir das 13h30min, será apresentada, no Centro Comunitário Evangélico, a peça teatral O Menino Que Abraçou o Mundo, do grupo Luz & Cena, de Novo Hamburgo. Escolas interessadas devem se inscrever na Sema pelo 3982-1100 até o dia 2 de junho. Para a peça teatral existem 800 vagas.
O Informativo do Vale, 30/05/06.