Sem ter um tema específico, começa na próxima terça-feira, 30, a Semana do Meio Ambiente, promovida pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Oficialmente, o evento acontece de 5 a 9 de junho, mas começará já na terça com a exposição fotográfica "De Olho no Meio Ambiente", no Espaço 35.
A mostra foi lançada no ano passado e poderiam participar fotógrafos amadores (estudantes e população em geral) e profissionais. As fotos foram entregues até o dia 30 de abril na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que agora está identificando o material.
Quem visitar a exposição poderá votar nas melhores fotos: "As três primeiras mais votadas, entre amadores e profissionais, receberão medalhas. Além disso, todos os que expuserem ganharão medalhas de participação", explica a coordenadora da Seção do Meio Ambiente, Catiana Baccon. Ela acredita que a exposição, que permanecerá aberta até o dia 7 de junho, terá mais de 100 fotos.
Oficialmente, a abertura da Semana será no dia 5 de junho, no dia Mundial do Meio Ambiente. Será no Espaço 35, junto com a exposição fotográfica, a partir das 15 horas, com uma solenidade tendo a participação de autoridades. Em frente, na área verde da praça, acontecerá o plantio de uma muda de uma árvore (que ainda será escolhida). Também serão distribuídas mais de mil mudas, provenientes do viveiro municipal.
Além disso, será distribuído um folheto da campanha "Cuide das nossas árvores", sobre o cuidado com as podas. "Muitas árvores estão na calçada e o pessoal acha que tem o direito de cortar, o que não pode, pois é patrimônio público. Quem cortar radicalmente ou maltratar as árvores pode receber uma multa, mas a nossa intenção é apenas de conscientizar a população", destaca Catiana.
A programação da Semana do Meio Ambiente continua no dia 7, com uma reunião sobre Gestão Ambiental, que acontecerá no Cine Ideale, às 9 horas. Será um evento interno da prefeitura. Foram convidados secretários, subprefeitos e servidores. Catiana relata que o objetivo é esclarecer para esse pessoal as lei ambientais.
Arborização
No dia 8, a partir das 9 horas, a Escola Padre Pedro Piccoli inicia seu projeto sobre a arborização da rua Salvador do Sul, no bairro Aurora, que se estenderá durante todo o ano. Será feito o plantio de árvores nas calçadas: "Os alunos vão passar nas casas, explicar o espaço destinado à arborização, saber se os moradores querem ou não", salienta Catiana. Em 2005, algumas escolas solicitaram e receberam mudas.
Durante a Semana, acontecerão passeios no Parque Municipal Leandro Guerra, uma das poucas áreas na cidade ainda com mata nativa. Haverá disponibilidade para 10 turmas das escolas do município, que estão sendo convidadas e devem agendar. Serão duas manhãs e três tardes, a serem definidas. Segundo Catiana, os alunos farão esses passeios e saberão as espécies que lá existem. Os guias serão acadêmicos de Biologia, técnicos da Emater e da Secretaria, que desenvolverão um trabalho voluntário.
Jornal Contexto, 27/05/06