O Projeto Escola 2006, da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), vem desenvolvendo um trabalho de conscientização de alunos da rede pública de ensino de Porto Alegre sobre a importância de preservação do meio ambiente. O segundo módulo começou na última semana, com viagens pelo barco-escola Martin Pescador, e pretende atingir 2 mil estudantes até no final deste ano. Considerado o único barco-escola do país, lançado em São Leopoldo, a embarcação tem capacidade para transportar até 50 pessoas por viagem.
Durante a semana, um dos passeios realizados à tarde levou 27 alunos, de 9 a 17 anos, do Instituto Providência, obra social religiosa de Porto Alegre. "Selecionamos os alunos que estão participando do Serviço de Apoio Socioeducativo. Estudam em outras escolas e vão até o Providência fazer, no turno inverso, oficinas de informática", informou a coordenadora do Instituto Providência, Laudina Daros. "Elas não sabiam o que iriam encontrar no passeio", comentou.
Neste ano, serão atendidas 40 escolas da rede pública pelo projeto, em parceria com o Instituto Martim Pescador e com apoio da CaixaRS. Durante o passeio, com duração de uma hora e meia, os estudantes têm noções de navegação, linguagem utilizada, sinalização náutica e tipos de embarcações. O Projeto Escola da SPH já recebeu mais de 3 mil pessoas em quatro semanas de atuação.
Correio do Povo , 28/05/06.