Governo chinês vai bloquear projetos danosos ao meio ambiente
2006-05-29
A principal autoridade ambiental da China prometeu bloquear projetos que causem grave poluição ou prejudiquem a ecologia, informa a agência de notícias do governo. Relatórios de impacto ambiental rigorosos são a chave para reverter a degradação ambiental assustadora que vem prejudicando o desenvolvimento chinês, disse Zhou Shengxian, diretor da Administração de Proteção Ambiental, de acordo com a agência Xinhua.
"Nenhum projeto de desenvolvimento que prejudique o ambiente será aprovado", disse ele durante uma palestra na cidade de Guangzhou, ao norte de Hong Kong, segundo o informe. Zhou pediu aos funcionários do serviço de proteção ambiental que sejam rigorosos na aprovação de projetos de construção e exigentes em suas inspeções, mantendo a eficiência, abertura e transparência.
As autoridades chinesas negaram aprovação a 1.190 de 55.000 projetos de construção avaliados nos últimos dois anos, de acordo com o informe da agência de notícias. Em 2005, a proteção ambiental ordenou a interrupção de 30 grandes projetos de construção, alegando violações de regras de conservação ambiental.
(AP, 26/05/06).
http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2006/mai/26/179.htm