Ocorrem em Santa Vitória do Palmar, o 1º Fórum Binacional da Bacia da Lagoa Mirim e o 2º Fórum Municipal do Meio Ambiente até domingo, no CTG Rodeio dos Palmares. A realização é da prefeitura. O evento, que conta com a presença de autoridades brasileiras e uruguaias, tem por objetivo proporcionar um amplo debate sobre práticas que viabilizam uma política pública voltada ao desenvolvimento sustentável com qualidade de vida.
O fórum demonstra trabalhos desenvolvidos por diversas entidades preocupadas com o meio ambiente e com as gerações futuras, levantando temas que façam com que a população em geral reflita sobre a situação atual, apontando possíveis ações de mitigação ambiental associados a uma visão de que meio ambiente não tem fronteiras e intensificando relações entre Brasil e Uruguai, nas questões sociais e ambientais.
A preocupação com o meio ambiente não é exclusiva de uma comunidade, “independente de credo, posição social, idioma ou nação. Necessitamos de três coisas básicas para sobreviver: ar, água e alimentos, que extraímos da terra, e o grande desafio é encontrar uma maneira de aproveitar esses recursos naturais sem danificar o meio ambiente”, ressaltou o prefeito de Santa Vitória do Palmar, Cláudio Pereira.
O intendente do Departamento de Rocha, no Uruguai, Artigas Barrios, destacou que os gestores públicos devem adotar normas para promover o desenvolvimento sustentável. “Não buscamos somente a conservação, mas também a harmonia do homem com o meio ambiente”, disse.
Diário Popular, 26/05/06.