Desde a última segunda-feira (22), está acontecendo em Santana do Livramento o seminário organizado pela ONG Binacional Raikatu, sobre o meio ambiente.
Com palestras acontecendo simultaneamente nas dependências da 19ª CRE e na Sala Cultural o Município, um grande número de santanenses e riverenses tem comparecido aos locais para assistir às palestras e participar dos debates acerca dos temas que fazem parte da pauta programada para esta edição do evento.
A ONG Raikatu, voltada à proteção do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável é a responsável pela organização do seminário que neste ano chega à sua 3ª edição.
Divisão
O seminário consta de duas partes: uma de sensibilização formal e outra de sensibilização não-formal a produtores, comerciantes e comunicadores da região.
A sensibilização ambiental formal/informal e palestras informativas estão sendo proferidas por Nana Minini Medina, pioneira na educação ambiental no Brasil e por especialistas da ONG Raikatu na Fronteira e por especialistas vindos de outras cidades.
Sensibilização
Um dos encontros mais importantes do evento, parte da sensibilização, aconteceu na noite de quarta-feira (24/05) nas dependências da Sala Cultural de Santana do Livramento.
Na palestra, a intenção dos ambientalistas foi a de dar maior ênfase ao papel dos meios de comunicação como meio ou como instrumento de difundir a educação ambiental atuando como comunicadores ambientais e assim sensibilizar a sociedade sobre a importância do uso sustentável da água, especialmente do Aqüífero Guarani.
Para a palestra ocorrida na noite de quarta-feira (24/05), a ONG Raikatu convidou o Jornalista ambiental, que atualmenta exerce suas funções profissionais no jornal El Pais, do Uruguai, Hernan Sohuet para palestrar aos presentes. Hernan, vencedores de muitos prêmios na área ambiental no que tange à reportagens relacionadas ao meio ambiente, falou para um público que ouviu atento todas as explicações dadas pelo palestrante.
Agenda
Ontem à noite, a partir das 19h30, na Sala Cultural, foi abordado em palestra o tema “A Ética da Venda da Água”, o qual foi debatido entre os presentes e participantes do seminário.
Com este tema a ONG colocou no âmbito da reflexão, diferentes questões como por exemplo: É ético vender a água? É ético deixar que uma criança em outro lugar do planeta morra de sede ou que esta deva caminhar 20Km para conseguir água?
Segundo Monica Milan Xavier, presidente da Raikatu - Uruguai e Silvana Marin, presidente da Raikatu - Brasil, os temas apresentados fazem parte de uma proposta de discussão com a sociedade da Fronteira.
A Platéia, 25/05/06.