Zonas tropicais do mundo crescem e os desertos podem aumentar
2006-05-26
A superfície tropical do mundo cresceu desde 1979, e o aquecimento da atmosfera nas zonas tropicais empurrou para os pólos as correntes de ar que controlam o clima nos hemisférios norte e sul, releva estudo publicados na revista Science. Segundo alertam os cientistas das Universidades de Washington e Utah, o fenômeno poderia aumentar a extensão das zonas áridas do mundo.
A pesquisa, iniciada em 1979, determinou que a corrente de ar reguladora se deslocou em direção aos pólos em um grau de latitude em cada hemisfério, o que representa cerca de 112 km. Os cientistas afirmaram que ainda não se pode dizer que o deslocamento das correntes, conhecidas também como "correntes de jato", representa mais um efeito do aquecimento global ou se se trata de um outro tipo de anomalia.
"É possível que os trópicos estejam crescendo e, se for assim, isso levaria a supor que os desertos subtropicais também se expandem para as regiões mais povoadas, nas latitudes médias", informou Thomar Reichler, professor de Meteorologia da Universidade Utah. "A expansão dos trópicos poderia ser um aspecto totalmente novo da mudança climática. Não sabemos qual sua origem. Podem-se propor diversas teorias baseadas no aquecimento global, mas tudo ainda é muito especulativo", acrescentou.
Já John Wallace, professor de Ciências Atmosféricas da Universidade de Washington, advertiu que, se o movimento persistir, os efeitos sobre o regime de chuvas poderá ser grave. "As correntes de jato marcam a borda dos trópicos. Se se movem em direção aos pólos, é de supor que os trópicos estejam se expandindo", declarou. As correntes de jato são zonas a cerca de 10.000 metros de altitude na atmosfera, onde os ventos se deslocam a altas velocidades. Em geral, constituem a fronteira entre as massas de ar quente tropical e as de ar frio. O avanço das correntes rumo aos pólos foi constatado, entre 1979 e 2005, por meio de medições de temperatura feitas por satélite.
EFE, 25/05/06.
http://www.ambientebrasil.com.br/rss/ler.php?id=24850