Petrobras suspende conversão de planta em bicombustível
2006-05-26
A Petrobras suspendeu os planos de conversão da usina termelétrica Termorio, localizada em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, em uma planta bicombustíveis - capaz de gerar energia a partir de gás natural ou óleo diesel. A planta, com capacidade de geração de 1.040 megawatts (MW), era uma das cinco unidades que seriam convertidas pela estatal substituírem o gás por diesel.
O cancelamento da conversão, segundo alta fonte da Termorio, se deve aos planos da estatal de implementar uma planta de regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL) no Estado do Rio. A planta ficaria localizada na Baía de Guanabara, muito próximo ao local onde está a Termorio. Segundo esta fonte, a térmica hoje possui lastro de gás natural para 980 MW e comercializou no leilão de energia ocorrido em dezembro 704 MW, sendo metade para entrar em operação em 2008 e a outra metade em 2010.
É bem provável que a térmica comece a despachar estes volumes já a partir da geração com GNL regaseificado. As demais usinas previstas para se tornarem bicombustíveis, pelos planos da Petrobras eram a Termopernambuco, Termobahia, Termoceará e Termofortaleza.
Ao que tudo indica pelos novos planos da Petrobras em instalar plantas de regaseificação no Nordeste, também devem ser suspensas as conversões das duas unidades no Ceará.
No início desta semana, a Petrobras cancelou os investimentos que faria num terminal portuário de combustíveis que seria instalado em Pecém, Pernambuco, e transferiu os recursos para uma unidade semelhante a ser agora implementada no Ceará.
O terminal offshore (utilizando navios de estocagem e regaseificação), terá capacidade para 6 milhões de metros cúbicos por dia, e deve estar operando a partir do segundo semestre de 2008. Os planos para o Ceará, também incluem a construção de gasodutos, que vão levar o GNL regaseificado para as usinas térmicas.
Por Kelly Lima, O Estado de S. Paulo, 24/05/06.
http://www.estadao.com.br/ultimas/economia/noticias/2006/mai/24/213.htm