SOS Mata Atlântica promove em São Paulo 2ª edição do Viva a Mata
2006-05-26
Quem pode imaginar proprietários de terra de todo país, pequenos produtores da Bahia, observadores de aves e pesquisadores de baleias se encontrando e trocando conhecimento sobre suas experiências num mesmo evento? Muitos desses brasileiros, que lutam em defesa da preservação da Mata Atlântica, estarão reunidos no "Viva a Mata", evento promovido pela SOS Mata Atlântica, que acontecerá este ano, pela segunda vez, no Parque Ibirapuera (SP), hoje e no próximos final de semana (26, 27 e 28 de maio).
A programação inclui desde painéis de debates sobre temas referentes à conservação da Mata, como os desafios para a gestão da água, até encontros que permitem aos cerca de cem expositores discutir assuntos de sua especialidade.
O "Viva a Mata" unirá aprendizado, conscientização e lazer. Para isso, contará com oficinas, jogos e apresentações artísticas. As Revistas Coquetel, da Ediouro, por exemplo, farão a distribuição de trinta mil lâminas de passatempos temáticos sobre o meio ambiente - uma forma de levar conscientização ecológica através do lazer proporcionado pelas palavras cruzadas. A ação da Ediouro é fruto de parceria com o grupo musical O Rappa, no projeto "Na Palma na Mão", dentro da campanha Recicle-se.
Como no ano passado, deverão ser distribuídas ao público mais de 25 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. "Quanto mais dinâmico e interativo o encontro, maior a possibilidade de despertar o interesse dos cidadãos e envolvê-los na luta pela conservação da Mata Atlântica. Neste ano, além da exposição e do painel de debates, a programação terá movimento por meio de práticas, oficinas e atividades que colocam o público em contato direto com os temas ambientais", conta Márcia Hirota, diretora de Gestão do Conhecimento da Fundação.
Ao percorrer o trajeto entre os estandes, o visitante encontra, por exemplo, o grupo de "animais da mata" ou o setor "plante árvores", além da "área de reservas privadas", "áreas protegidas públicas", "negócios sustentáveis", "moradores da mata" ou "denuncie!".
O primeiro Viva a Mata ocorreu no ano passado, quando a Fundação Mata Atlântica decidiu comemorar seus 18 anos de luta em defesa da floresta. Mais de 40 mil pessoas foram à Marquise do Ibirapuera.
Informações de Ex-Libris / SOS Mata Atlântica, 25/5