Barragem Santa Bárbara atinge ponto crítico
2006-05-25
O nível da Barragem Santa Bárbara, responsável pelo abastecimento de 45% da população de Pelotas, ultrapassou ontem a marca de 3 metros abaixo do normal. A situação colocou as autoridades em alerta e pode provocar um colapso no abastecimento, caso a transposição de água do arroio Pelotas não seja efetivada nas próximas semanas.
O diretor-presidente do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep), Hélio Costa Silva, porém, afasta a possibilidade de racionamento. "Sou resistente a essa medida, pois entendo que afetaria muito a parcela mais pobre da população", afirmou.
Ontem, técnicos da Fundação Universidade Federal de Rio Grande (Furg) e da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul vistoriaram o ponto de captação no arroio Pelotas para verificar a presença do mexilhão dourado no local. A análise é exigida pelo Ministério Público, com vistas à concessão da licença ambiental para efetuar a transposição. Segundo a direção do Sanep, o resultado do laudo deve ser liberado no final de semana. A documentação será então encaminhada à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e ao Ministério Público. "Se a transposição for autorizada, em uma semana a obra poderá ser concretizada", informou Costa Silva.
Correio do Povo, 25/05/06
http://www.correiodopovo.com.br