Ongs pedem manutenção do Parque Cristalino, no Mato Grosso
2006-05-25
Ambientalistas da região norte de Mato Grosso estiveram reunidos nesta segunda-feira 22, com o governador Blairo Maggi para tratar da proposta do governo estadual que visa unificar as áreas dos Parques Estaduais Cristalino I e II, em tramitação na Assembléia Legislativa. Durante a reunião, foi entregue um ofício no qual a Associação dos Amigos do Parque Cristalino, junto com outras entidades, expressa apoiar a proposta do governo para a unidade de conservação, desde que a área total não seja diminuída. O Parque Estadual Cristalino,criado em junho de 2000 e ampliado em 2001 , tem atualmente 184.900 hectares, nos municípios de Alta Floresta e Novo Mundo, no extremo norte mato-grossense.
O ofício pede para que não sejam retiradas do Parque áreas com desmatamentos ocorridos depois de sua criação, como forma de não caracterizar impunidade aos crimes ambientais cometidos e que seja assegurada a manutenção das áreas estratégicas do ponto de vista da conservação, assim como as principais belezas cênicas. O documento lembra ainda que uma eventual redução na área total do Parque pode acarretar a perda do apoio do Programa Áreas Protegidas da Amazônia - ARPA, do governo federal, que representa a principal apoio financeiro para unidades de conservação da Amazônia.
O governador Blairo Maggi adcredita que a discussão na Assembléia Legislativa sobre a proposta do governo se dará em relação a poucos pontos."Não existe mais a discussão sobre a importância do Parque, apenas na definição de alguns limites. Mas o governo vai defender a proposta enviada à Assembléia", afirmou o Maggi.
De acordo com o presidente da Associação Amigos do Parque, Laurent Micol, a política ambiental do governo Blairo Maggi evoluiu muito a partir da criação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. “O secretário Marcos Machado tem mostrado empenho em resolver de forma definitiva a implantação do Parque Cristalino de forma transparente e com a sociedade local. Nesse sentido, a mensagem do governo encaminhada a Assembléia Legislativa seria uma boa solução.”, afirmou. "A resolução da espinhosa questão do Parque Cristalino é um “teste” do real empenho do Governo em alcançar resultados concretos na área ambiental, finalizou.
"O parque foi considerado o mais importante da Amazônia Brasileira, com seis comunidades naturais e com quase 1/3 das espécies de pássaros em uma área relativamente pequena", destacou Vitória da Riva Carvalho, presidente da Fundação Ecológica Cristalino. Para Vitória, que também é empresária, o potencial de desenvolvimento do ecoturismo a partir da implantação do parque é muito grande devido aos grandes atrativos para turistas. "É um orgulho termos uma unidade dessas em Mato Grosso, complementou.
Ecoagência, 24/05/06.
http://www.ecoagencia.com.br/index.php?option=com_newsfeeds&Itemid=53