Rio Madeira: Governo aposta na liberação de licença de usinas em agosto
2006-05-25
O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, disse nesta terça-feira, 23 de maio, que a expectativa do governo é que a licença prévia das usinas que compõem o complexo hidrelétrico do Rio Madeira (RO, 6.450 MW) seja liberada até agosto. Com isso, as usinas poderiam ser licitadas até o dia 12 de setembro, aproveitando a janela hidrológica favorável, a fim de que a energia esteja disponível em 2011.
Na avaliação dele, a greve que paralisa as atividades do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis não terá impacto no processo, já que o licenciamento está em processo avançado. Caso as usinas não sejam licitadas até o prazo previsto, segundo Zimmermann, o MME teria que buscar alternativas para suprir a oferta de 400 MW médios para 2011, carga da usina com oferta prevista para aquele ano.
O secretário ressaltou, ao participar do Fórum CBIEE - Setor Elétrico Brasileiro - Agenda 2020, que as usinas terão a energia leiloada de forma escalonada. O ministério, ratificou, pretende publicar portaria que trata especificamente da forma de negociação da energia no leilão.
Por Fábio Couto, Agência CanalEnergia, 23/05/06.
http://www.canalenergia.com.br/zpublisher/materias/Expansao.asp?id=53551