Fepam vai mostrar na Globaltech o emprego da cartografia digital para a gestão ambiental
2006-05-24
Imagens de satélite e bases cartográficas são utilizadas pelo Serviço de Geoprocessamento da Fepam para a criação de uma ferramenta espacial – a cartografia digital – como apoio aos demais setores, integrando-se a vários projetos e atividades institucionais.
Esta tecnologia foi apresentada no Centro de Convenções da FIERGS, durante o desenvolvimento da Globaltech 2006 – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação.
São vários os exemplos de atuação do geoprocessamento, como a definição das áreas prioritárias para a gestão ambiental (1996), o Zoneamento Ecológico-econômico do Litoral Norte (1999), o Programa Pró-Guaíba (1997-2002), os estudos vinculados à Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (1988-2005) e ao estabelecimento de diretrizes regionais para o licenciamento ambiental de hidrelétricas.
Entre os trabalhos em andamento, segundo a geógrafa Lílian Ferraro, chefe do Serviço de Geoprocessamento, está o apoio à formulação do zoneamento ecológico-econômico para a área da silvicultura. Durante a Globaltech, além de material audiovisual, o Geofepam contará com a participação da engenheira-cartógrafa Patrícia Scalco para detalhar aos visitantes as ações desenvolvidas.
Elas resumem assim o objetivo do Serviço: “Introduzir a variável espaço na representação dos dados institucionais de forma a permitir o uso do geoprocessamento eletrônico de dados espaciais”.
Esta ferramenta começou a ser estruturada em 1987, no então Departamento de Meio Ambiente da Secretaria Estadual da Saúde e Meio Ambiente, em virtude de convênio para o Gerenciamento Costeiro do RS, firmado com a Comissão Interministerial dos Recursos do Mar – CIRM.
Por ocasião da concepção do programa Pró-Guaíba, em 1991, logo após a criação da Fepam (1990), houve a discussão do Sistema de Informações Geográficas – SIGPROGB. Em 1997 foi criado o programa de geoprocessamento da Fepam na condição de um projeto institucional e em 2000 houve a transformação no atual Serviço de Geoprocessamento – Geofepam.
(Fepam, 22/05/06)
http://www.fepam.rs.gov.br/noticias/noticia_detalhe.asp?id=877