Nível da barragem chega a três metros negativos em Pelotas
2006-05-24
A barragem Santa Bárbara atingiu os três metros negativos ontem. A falta de chuva tem provocado uma queda média de dois centímetros diários, o que a aproxima cada vez mais dos 3,14 metros abaixo do nível - marca considerada crítica pelo diretor-presidente do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep), Hélio Costa Silva. “Mas sou resistente à idéia de racionamento. Peço a conscientização da população para evitar o desperdício”, diz.
Para aumentar o volume da Santa Bárbara o Sanep busca parecer favorável do Ministério Público para transpor águas do arroio Pelotas. A Fundação Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e a Fundação Zoobotânica foram contratadas para analisar a presença de moluscos como o mexilhão dourado no Pelotas. A autorização à medida só deve ser dada se constatada a inexistência destes animais.
Silva acredita que até o final de semana o Sanep deve dispor dos resultados, para encaminhá-los então à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e ao Ministério Público. Se a transposição for autorizada, a medida deve levar uma semana para se concretizar. Já uma negativa deixa o Sanep de mãos atadas. Mesmo assim, Silva prefere não falar em racionamento. “Sou resistente a isso, porque entendo que afetaria muito a classe baixa”, afirma.
Projeto
Na última quarta-feira o prefeito Adolfo Fetter Júnior esteve em Brasília, onde entregou à representantes do Ministério da Integração Nacional o projeto que torna definitiva a obra de transposição do Pelotas à Santa Bárbara. Até agora a realização do trabalho só foi possível graças a empréstimos da estrutura necessária pelo deputado Érico Ribeiro. Caso aprovado, Pelotas irá receber R$ 1 milhão para execução da obra, orçada em R$ 1,6 milhão. O Ministério determina que a mesma deve estar pronta em até 180 dias a partir da assinatura do contrato.
(Por Patrícia Strelow, Diário Popular, 24/05/06)
http://www.diariopopular.com.br