Inundações deixam mais de cem mortos na Tailândia
2006-05-24
O primeiro-ministro da Tailândia, Thaksin Shinawatra, viajou nesta quarta-feira (24/05) para o norte do país, onde inundações e deslizamentos de terra já deixaram mais de cem mortos, informaram as autoridades. "Nossa estimativa inicial é de cem mortes, mas continuamos a receber informações sobre pessoas desaparecidas", declarou Suksan Wanaputi, governador da Província de Uttaradit, a mais afetada pelas chuvas.
Deslizamentos de terra bloquearam as estradas do distrito de Lab Lae, onde há numerosas vítimas. As ruas de certas localidades de Lab Lae foram cobertas por até dois metros de água e o nível ainda não baixou, informou Suksan. Em toda Província de Uttaradit, ao menos 168 casas foram destruídas pelas águas, e 25 escolas, templos e prédios do governo ficaram danificados. As Províncias vizinhas de Nan, Phrae, Lampang e Sukhothai também foram afetadas pelas fortes chuvas.
As enchentes ocorrem no início do período chuvoso na Tailândia, que deve durar até outubro. Mas os três dias consecutivos de chuva forte que atingiram a região são bastante incomuns, segundo autoridades locais. Acredita-se que muitas das vítimas tenham sido levadas pela água ou tenham morrido soterradas em deslizamentos de terra.
Segundo o Ministério do Interior, mais de mil pessoas foram retiradas das áreas afetadas, e mais de 75 mil foram afetadas pelas chuvas, a maioria com danos em suas propriedades. Os serviços ferroviários no norte da Tailândia também foram suspensos por causa das enchentes. "A água inundou as ferrovias no norte e o nível (da água) ainda está alto. Temos que esperar até que ela baixe para poder consertar os trilhos", disse o porta-voz da ferrovia, Monthskarn Srivilasa à agência de notícias France Presse.
(BBC Brasil, 23/05/06)
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/story/2006/05/060524_tailandiaenchentesba.shtml