Documentarista considera "a mudança climática o maior desafio do mundo"
2006-05-24
David Attenborough, renomado diretor de documentários sobre a natureza, o último deles intitulado "Planeta Terra", aderiu finalmente aos ambientalistas que afirmam que o homem está mudando o clima. Após 50 anos dedicando-se a mostrar aos telespectadores de todo o mundo as maravilhas do planeta, Attenborough deixou para trás seu ceticismo sobre o perigo de aquecimento global. "Não tenho mais dúvidas. Considero a mudança climática o maior desafio do mundo. Esperei para ter provas conclusivas de que o homem estava mudando o clima", afirma Attenborough numa espécie de confissão ao jornal "The Independent".
"O que me convenceu realmente foram os gráficos que relacionam o aumento do dióxido de carbono na atmosfera e o aumento de temperatura com o crescimento demográfico e a industrialização", explica o naturalista. "A coincidência das curvas deixa perfeitamente claro que deixamos para trás o período de oscilação climática natural e iniciamos uma curva muito inclinada, com uma elevação de temperatura muito superior às anteriores", acrescenta.
"Tenho 80 anos, e não é que me oponha, como velho que sou, às mudanças. Reconheço que o mundo sempre mudou, mas a diferença é que agora está mudando de modo mais rápido e extremo que nos últimos milhões de anos", diz.
Esta noite, na BBC, Attenborough deverá anunciar seu arrependimento por seus anos de ceticismo com o primeiro de dois programas, significativamente intitulados "Estamos mudando o planeta Terra?", nos quais admite o perigo da mudança climática pela ação humana.
(EFE, 24/05/06)
http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2006/05/24/ult1809u8190.jhtm