Enchentes e incêndios florestais castigam províncias no Canadá
2006-05-23
Uma série de inundações associadas ao transbordamento dos principais rios das províncias de Quebec e de British Columbia, no Canadá, deixaram diversas cidades em estado de alerta nos últimos dias, enquanto que incêndios florestais castigam a região de Alberta. No leste de Quebec, a chuva intensa durante nove dias seguidos e que foi provocada por um sistema de baixão pressão formado sobre a região dos Grandes Lagos causou o transbordamento do rio Yamaska, deixando pelo menos 100 residências inundadas em Cowansville. De acordo com o Serviço Meteorológico do Canadá, choveu 75 mm em apenas 24 horas na região de Cowansville, e o aumento gradual do nível do rio Yamaska deverá obrigar a evacuação de centenas de pessoas nos próximos dias.
Na parte ocidental do país, uma onda de calor de quase 30C desde a semana passada (valores máximos cerca de 10C acima da média histórica) causou o rápido derretimento das geleiras ao sul das Montanhas Rochosas, o que inundou diversos rios da região. A situação mais crítica ocorre na região do distrito de Kootenay, onde as autoridades declararam estado de emergência em função das enchentes, enquanto que na província vizinha de Alberta, as temperaturas elevadas vieram acompanhadas de incêndios florestais. Os focos de incêndios atingiram principalmente o oeste da região central de Alberta, sendo que em Burnstick Lake e em Whitecourt, as chamas estão fora de controle e já destruíram pelo menos quinze quilômetros quadrados de florestas.
Nos próximos dias, a previsão é de que o tempo permaneça instável em British Columbia e em Quebec, mas os totais de precipitação deverão diminuir gradualmente, enquanto que as altas temperaturas em Alberta persistirão até a quarta-feira.
(Gazeta do Sul, 23/05/06)