Cartilha indica espécies para reflorestamento
2006-05-23
O escritório local da Emater/RS-Ascar de Santa Clara do Sul lançou uma cartilha sobre auto-suficiência, preservação ambiental e gestão de potencialidades com vistas ao reflorestamento. Nesta indica espécies florestais para valorizar a propriedade familiar de Santa Clara do Sul em razão deste mês ser propício para o início do plantio.
Os alunos das escolas municipais Frei Henrique de Coimbra, de Nova Santa Cruz, e Willibaldo Both, de Alto Arroio Alegre, que participam do projeto-piloto implantado através das aulas de Técnicas Agrícolas, recebem o material. Este foi elaborado sob a responsabilidade do engenheiro agrônomo Lauro Bernardi e dos técnicos agrícolas Nilo Schneider e Fernanda Fagundes, com o apoio das secretarias municipais da Agricultura, de Educação e de Meio Ambiente.
Eles explicam que as crianças, ao aprender, conseguem repassar aos pais a importância e necessidade da medida e adesão ao Programa Municipal de Apoio ao Reflorestamento, através do qual o município subsidia em 60% o valor das mudas. Os ensinamentos foram repassados recentemente em sala de aula.
Dentre os pontos destacados no material, os motivos para reflorestar e preservar o meio ambiente. "Ao convertermos áreas impróprias para agricultura, estaremos qualificando a realidade da microbacia onde está inserida a propriedade, reduzindo processos erosivos e projetando retorno financeiro importante, por ser substancial e de baixo custo inicial", explica Bernardi.
Como exemplo, cita o resultado econômico das florestas. Em 25 anos, pode-se "colher" R$ 35,8 mil. A estimativa baseia-se em preços reais e mostra o potencial de geração de renda do setor para um produto com demanda crescente e déficit de oferta projetado para todo o mundo. Apesar disso alerta que não basta plantar. "É preciso manejá-la para colher múltiplos produtos, com maior valor agregado."
Neste material elaborado, a Emater orienta a escolha da espécie florestal, onde plantar, gestão do potencial da propriedade, época de plantio, qualidade da muda, controle da formiga, mudas exóticas indicadas para reflorestamento de acordo com os objetivos da propriedade, espécies nativas e cuidados com o plantio e após este, além dos métodos corretos para tratamento de moirões.
(O Informativo do Vale, 23/05/06)