Campanha recolhe embalagens de agrotóxicos
2006-05-23
A sexta edição do programa de recolhimento de embalagens de agrotóxicos começou ontem (22/05) em Santa Cruz do Sul. Até amanhã (23/05) o caminhão de coleta percorrerá todas as localidades do interior do município em busca de frascos de veneno e outros recipientes plásticos. A mesma atividade será desenvolvida nas próximas semanas em Vera Cruz, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Vale do Sol, Vale Verde e General Câmara.
O material será acondicionado em embalagens especiais e encaminhado para uma empresa de Cachoeira do Sul, onde passa por uma lavagem. De lá, segue para uma indústria de São Paulo, para ser reciclado.
A campanha, que tem como objetivo atingir todos os municípios produtores de fumo, já começa a surtir efeitos nas regiões atendidas. De acordo com o orientador da Alliance One, Romeu Schedler, que atua no recolhimento, a quantidade de embalagens abandonada em ambientes externos e rios caiu significativamente. Também deixou de ser praticada a queima desse material nas estufas. “É uma boa iniciativa para o ambiente”, disse.
Quem participou do primeiro dia de coleta aprovou a proposta. Para o agricultor Armindo Petry, morador de São José da Reserva, a medida é válida, pois além de evitar a poluição, previne o contato de crianças e animais com material contaminado por agrotóxicos. “Todos os anos eu participo e tenho notado os resultados”, ressaltou.
Segundo o coordenador da campanha, Carlos Muradás, logo que o caminhão chegou à primeira localidade atendida ontem pela manhã, chegou a se formar fila para a entrega das embalagens. Um balanço parcial apresentado por volta das 16 horas indicava que haviam sido arrecadados 7,5 mil recipientes de quatro tipos.
Resultados
Os fumicultores Armando Junkherr e Julci Eichherr levaram, juntos, 64 frascos de agrotóxicos. Além de evitarem que o material ficasse espalhado por suas propriedades, eles comemoram a possibilidade de impedir o contágio do solo e mananciais. “Não recebemos dinheiro em troca disso, mas conseguimos proteger a natureza”, disse Junkherr.
A campanha é desenvolvida pelo Sindicato da Indústria do Fumo (Sindifumo) e Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), em parceria firmada com o Consórcio Intermunicipal de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos (Cinbalagens), de Passo Fundo. Segundo o engenheiro agrônomo da Afubra, Marco Antonio Dornelles, o recolhimento tem significado especial para o setor fumageiro. “Ele foi o primeiro, tem enorme abrangência e continua como fonte de referência para outras áreas”, frisou.
Em execução desde o ano 2000, a iniciativa colhe seus bons resultados, conforme Dornelles, graças ao engajamento e ao espírito de equipe dos orientadores e instrutores das empresas fumageiras e dos demais envolvidos com o consórcio, bem como pela participação dos produtores de fumo.
(Gazeta do Sul, 23/05/06)