Explosão em mina de carvão nos EUA deixa cinco mortos
2006-05-22
Cinco trabalhadores de uma mina de carvão situada ao leste do estado de Kentucky (EUA) morreram neste sábado (20/05), por causa de uma explosão cuja origem ainda não foi determinada, informaram as autoridades. O acidente ocorreu enquanto os mineiros faziam tarefas de manutenção na mina Darby, no condado Harlan, pouco após a meia-noite, disse Amy Louviere, uma porta-voz da Administração de Segurança nas Minas.
Segundo Louviere, os cadáveres foram descobertos por trabalhadores de resgate por volta das 3h (4h de Brasília). Um mineiro conseguiu sair caminhando do local, acrescentou. O governador do Estado, Ernie Fletcher, disse aos jornalistas que até agora se desconhece a origem da explosão.
A mina de carvão, propriedade da empresa Darby, está localizada cerca de 402 quilômetros ao sudeste da cidade de Louisville, perto da fronteira com o estado da Virgínia. O acidente aconteceu uma semana depois de um comitê do Senado dos EUA respaldar um projeto de lei para fortalecer a segurança dos mineiros.Dois acidentes no Estado da Virgínia Ocidental causaram a morte de 14 mineiros em janeiro.
(EFE, 20/05/06)
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u96105.shtml