Plano avalia recursos hídricos do Rio Grande do Sul
2006-05-22
Um levantamento sobre a quantidade e qualidade da água será o primeiro passo para um diagnóstico mais preciso sobre a situação dos mananciais no RS. As informações darão origem ao Plano Estadual de Recursos Hídricos, em fase de elaboração. A assinatura do contrato que autorizou o início dos trabalhos ocorreu no final de abril. Também já está em andamento a implantação da Rede de Monitoramento Hidrológico da Região Hidrográfica do Guaíba, que custará quase R$ 2 milhões.
Segundo o secretário estadual do Meio Ambiente, Claudio Dilda, o plano permitirá uma visão integrada sobre a disponibilidade e qualidade da água e sobre as necessidades futuras, o que possibilitará ações mais efetivas para corrigir problemas.
Com custo de R$ 3 milhões, o plano, previsto na Lei Gaúcha das Águas, revelará ainda as áreas com riscos de escassez e as necessidades em cada bacia hidrográfica do RS. Do investimento, 80% serão pagos pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente e 20% pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos. O trabalho deverá durar 18 meses. As discussões envolverão a sociedade e 17 comitês de bacias hidrográficas através de audiências públicas. A intenção é chegar a uma nova cultura de gestão, uso e conservação da água.
(CP, 22/05/06)