Reciclagem de brinquedos tem apoio do Rotary
2006-05-22
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Íris do Amaral, em Porto Alegre, entregou, na última semana, na reunião do Rotary Clube de Porto Alegre/Leste, no Petrópolis Tênis Clube, brinquedos recuperados por alunos na oficina Reciclagem de Brinquedos. Nesta terça-feira (23), a entrega será na Casa da Amizade das Senhoras dos Rotarianos (av. Caçapava, 517/Petrópolis), às 16h.
A oficina, promovida em parceria com o Rotary, ocorre desde março deste ano, às quartas-feiras, na escola, dentro do currículo da turma de Progressão do II Ciclo. Na parceria, o Rotary entra com a doação de brinquedos e recursos para conserto, e a turma, com a mão-de-obra.
Coordenadora do projeto no Rotary, Terezynha Nunes Claus revela que a iniciativa partiu da dificuldade da instituição em repassar a creches brinquedos danificados oriundos de doações. "Conhecendo o trabalho da escola em preservação ambiental, sugerimos a reciclagem de brinquedos", relatou. "O trabalho superou as expectativas, pois propicia o conserto dos brinquedos e a aprendizagem como um todo bem como a realização pessoal dos alunos", assinalou.
Segundo a coordenadora do projeto na escola e professora referência da turma, Marilice Marques Claus, parte dos brinquedos retorna ao Rotary para distribuição a creches carentes e outra fica com os alunos para venda, garantindo a manutenção do projeto e atividades de lazer, como passeios.
Marilice destaca que os alunos de 13 a 16 anos de idade e com defasagem na aprendizagem têm no projeto o centro desencadeador para aquisição de novos conhecimentos. Na aula de Ciências, por exemplo, a turma estuda eletricidade, para consertar brinquedos eletrônicos. Em Matemática, trabalha as quatro operações, lucro, prejuízo e parcelamento, para comercializar as mercadorias, prestar contas ao Rotary e comprar materiais. A oficina conta com o apoio do artesão Carlos Durgante.
Neste sábado, brinquedos foram colocados à venda, na Festa da Família, das 9h às 11h, na escola (avenida Mário Meneghetti, 1000/Morro Santana). Quem quiser colaborar com o projeto pode doar brinquedos, cola quente, martelo, pregos, alicates, arames, cola para madeira, durex, embalagens, tesouras entre outros equipamentos. A entrega deve ser feita na escola em qualquer dia da semana ou na Casa da Amizade, às terças-feiras à tarde. Contato: fones (51) 9975-3356 e 3333-1978.
(CP, 21/05/06)