Começa a expedição "Brasil das Águas" pelo rio Araguaia
2006-05-22
O Araguaia é o primeiro dos Sete Rios que serão expedicionados no decorrer de 2006 e 2007 e marca o início da segunda etapa do projeto Brasil das Águas - Sete Rios, que faz parte do Programa Petrobras Ambiental. Devido à sua grande extensão, o rio será percorrido em duas etapas: a primeira da nascente (de carro) até Luís Alves (GO) em maio, sendo que os barcos seriam utilizados a partir de Baliza/Torixoréu. A segunda etapa, de Luís Alves até a foz, será realizada em junho.
O rio Araguaia, que nasce em Goiás perto do Parque Nacional das Emas, percorre 2 mil quilômetros pelo centro do país em direção sul-norte até sua confluência com o Tocantins. De uma beleza excepcional, o rio forma o limite de quatro estados (GO, MT, TO e PA) e tem significativa importância para a sobrevivência das comunidades ribeirinhas. Devido ao leito ser arenoso, na seca formam-se praias extensas de areia branca muito procuradas como espaço para lazer e turismo. Porém, da nascente à foz, o rio é cada vez mais vulnerável a contaminações e sobrepesca.
Além de sobrevoar toda a extensão do Araguaia para constatar a condição da mata ciliar e os impactos que vem sofrendo, a equipe o percorrerá de barco coletando novas amostras para pesquisar a qualidade da água. Nas cidades de Alto Araguaia (MT)/Santa Rita do Araguaia (GO), Barra do Garças (MT)/Aragarças (GO), Aruanã (GO), Cocalinho (MT), Bandeirantes (GO) e Luís Alves (GO) serão realizadas apresentações abertas ao público (veja abaixo dias e horários), mostrando aos ribeirinhos a cara de seu rio visto do alto e impactos como erosões e voçorocas.
Em especial, a equipe ouvirá os ribeirinhos, suas preocupações e esperanças para com o rio. A troca de informações ajudará entender melhor as necessidades sócio-ambientais dos usuários do rio. O intuito é sensibilizar as autoridades locais e incentivar os moradores a tomarem as medidas apropriadas para um futuro saudável para esse rio que mora no coração do Brasil e dos brasileiros.
(Piatam, 19/05/06)