Equipe do Inpe estuda poluição em São Paulo
2006-05-22
Como parte de um projeto de políticas públicas para o estudo da poluição na cidade de São Paulo, desde o último dia 15 pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, junto com a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), da Universidade de São Paulo (USP), estão realizando trabalhos de medição e sondagem, que prosseguem até o dia 26.
O Inpe participa da campanha – coordenada pela doutora Maria de Fátima Andrade (IAG) - com medidas de solo usando o espectrofotômetro Brewer, análise da coluna total de Ozônio, NO2 e SO2 e radiação UV, medição da concentração do ozônio com sondas lançadas em balão durante o dia e a noite, além de medidas meteorológicas. Já a equipe da USP irá medir particulados, enquanto a Cetesb usará sua estação móvel de medidas para mensurar o ozônio de superfície e outros gases poluentes.
Participam da campanha pelo Laboratório de Ozônio do Inpe, os doutores Neusa Paes Leme, Plinio Alvalá, e Claudia Boian, o engenheiro Marcelo Araujo, e os técnicos Luis de Souza Mangueira e José Roberto Chagas.
(INPE, 19/05/06)