Sindicato denunciará "piratas" do gás à ANP
2006-05-19
O Sindicato das Empresas Distribuidoras, Comercializadoras e Revendedoras de Gases em Geral do Rio Grande do Sul (Singasul) aguardará expirar o prazo para que as revendedoras se cadastrem na Agência Nacional de Petróleo para denunciar todos os postos que vendem gás de cozinha irregularmente em Cachoeira do Sul. O cadastramento para comercializar gás liquefeito de petróleo (GLP) encerrará no dia 17 de agosto.
O anúncio foi feito ontem pelo presidente do Singasul, Ronaldo Tonet. Em viagem a Campinas (SP), Tonet por telefone apoiou ontem a iniciativa dos técnicos da ANP em percorrer os estabelecimentos cachoeirenses, mas lamentou que apenas empresas credenciadas foram visitadas. “Era uma operação que há muito tempo o Singasul pedia para a ANP. Aplaudimos a iniciativa para separar o joio do trigo, mas as visitas estão sendo feitas a revendedoras adequadas à legislação ou procurando se adequar”, afirmou.
Cursos
- “Cachoeira não é a oitava maravilha do mundo. Assim como Santa Cruz, há muita venda ilegal de gás”, reforçou Tonet, referindo-se à fiscalização da ANP na semana passada que apreendeu mais de três mil botijões na cidade do fumo. Tonet ressalta que é preciso um controle maior sobre as revendas classificadas como piratas pelo Singasul. “Há gente vendendo gás de cozinha sem estar credenciado ou sem conhecimento da parte técnica. Não participam de cursos e desconhecem o cuidado com o produto”, afirmou.
Número
O Singasul calcula que existem pelo menos
50 pontos de vendas piratas em
Cachoeira do Sul
Ronaldo Tonet está fazendo um levantamento de rua por rua de todos os pontos de venda de gás na cidade. Após o dia 17 de agosto, quem não estiver regularizado no site da ANP (www.anp.gov.br) será denunciado à agência. “O Singasul entende que a concorrência é livre e que fiquem quantos quiserem no ramo, desde que estejam regularizados”, completou.
Todos os revendedores de gás liquefeito de petróleo (GLP) do país, independentemente de classe de armazenamento, têm até o dia 17 de agosto para efetuar o recadastramento junto à Agência Nacional do Petróleo (ANP). O Singasul está orientando os associados a fazerem o recadastramento. No site www.singasul.com há todos os documentos necessários para o cadastramento.
(Jornal do Povo, 19/05/06)