Secretária destaca colaboração brasileira na integração dos países da região amazônica
2006-05-19
A secretária-geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), Rosalía Orteaga, destacou ontem (18) a participação do Brasil no desenvolvimento de projetos para preservar e integrar os países da região.
Durante o 13º Seminário Internacional Destino Amazônico, realizado na Universidade de Brasília, ela afirmou que por meio da Agência Brasileira de Cooperação os projetos têm sido encaminhados nas áreas de critérios de validação da floresta amazônica, gestão integrada de recursos hídricos, estratégias de biodiversidade amazônica. E que todos os países que fazem parte da OCTA estão trabalhando nesses projetos.
Orteaga citou ainda o Sistema de Vigilância da Amazônia, uma rede de coleta e processamento de informações, como um "sistema moderno que tem ajudado no desenvolvimento dos projetos". E destacou que o Brasil compartilha esses conhecimentos com outros países da bacia do Rio Amazonas, que fazem parte do tratado de cooperação assinado em julho de 1978 com Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.
O Brasil e esses países que assumiram o compromisso de preservar o meio ambiente e usar racionalmente os recursos naturais da Amazônia criaram, em 1995, a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, para fortalecer e implementar os objetivos do tratado. A Secretaria da OCTA foi criada três anos depois.
(Agência Brasil, 18/05/06)