Até o final da tarde desta quinta-feira (18/05) o Programa Mata Ciliar, desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente do Paraná, já havia plantado 42.645. 117 novas árvores em todo o estado. O placar de plantio pode ser conferido no endereço virtual do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) - http://www3.pr.gov.br/mataciliar.
No
site também podem ser encontradas informações como, por exemplo, a quantidade de árvores plantadas em cada município paranaense. A cidade de Campo Mourão lidera o ranking, com 311.562 mudas plantadas. “Os resultados são atualizados constantemente e chegam a mudar várias vezes em um único dia”, destacou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues.
O endereço virtual traz ainda o resultado de outras ações para a recuperação da mata ciliar, como a semeadura de quase 510 hectares, a instalação de mais de 4 mil quilômetros de cercas e outros 10,2 mil hectares abandonados para que a vegetação possa se recompor.
O programa Mata Ciliar é desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente, por meio do IAP, e tem como meta o plantio de 90 milhões de mudas às margens de rios, ribeirões, represas e mananciais de abastecimento até o final deste ano. “Com ações de plantio, semeadura e abandono do solo e ainda instalação de cercas visamos a recomposição da cobertura florestal e melhoria na qualidade da água utilizada para consumo dos paranaenses”, disse o secretário. O programa conta ainda com parcerias com Secretaria de Agricultura e Abastecimento e instituições públicas e privadas, como Prefeituras e cooperativas.
O Governo do Paraná já investiu R$ 15 milhões na reestruturação de viveiros estaduais do Instituto Ambiental do Paraná, compra de viveiros para 303 municípios e 40 entidades (Colégios Agrícolas, Sanepar, Centro de Menores Infratores, Penitenciárias, universidades, Apaes), num total de 420 viveiros produzindo em todo o estado.
O programa também vem se preparando para a chegada da primavera, um dos períodos mais indicados para o plantio das mudas. Durante a Semana da Árvore – comemorada em setembro – o Programa Mata Ciliar irá promover um o grande plantio de 8 milhões de mudas.
“Já possuímos cerca de cinco milhões de mudas em estoque, produzidas pelos 22 viveiros do IAP”, afirmou Rasca. “Também estamos incentivando a produção nos viveiros municipais, sendo que cada um tem potencial para produção de até 100 mil mudas por ano”, completou.
Para o secretário do Meio Ambiente, muito maior do que atingir a meta de plantio dos 8 milhões de mudas em uma semana “será o desafio de efetivamente conseguir o envolvimento de todos os municípios, igrejas, prefeituras, associações de classe, estudantes, profissionais e voluntários para transformar este plantio em um verdadeiro mutirão pela recomposição da cobertura florestal do Paraná”.
(Informações da Secretaria do Meio Ambiente do Paraná)