Onde buscar informações, textos técnicos, bancos de dados sobre o tema água seja para um simples trabalho de escola ou uma tese de doutorado? Como incluir informações e banco de dados em sites da Internet e qual a melhor forma de entregar as informações a um público mais amplo?
Estes são alguns dos temas que vão estar em debate de 5 a 7 de junho, na sede da Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília, na 8a. Cúpula de Informações sobre Água (WIS8), Organizada pelo Consórcio WaterWeb (WWCo), em cooperação com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e Rede Interamericana de Recursos Hídricos (RIRH).
A oitava edição da Cúpula de Informação sobre Água ou WIS-8 contará com a participação de especialistas internacionais da área. A WIS-8 é um evento anual que se propõe a discutir os desafios e as perspectivas para o futuro de grandes sistemas de informações, bancos de dados e mecanismos na Internet que permitem a divulgação da informação sobre água e meio ambiente a todos os interessados, com qualidade e eficiência.
Além da oportunidade de conhecer detalhadamente sistemas como a Biblioteca Virtual de Saúde Ambiental (BVSA) e do Programa Água / Sistema de Monitoramento Ambiental Global (GEMS/Water) das Nações Unidas, com grandes bancos de dados e mecanismos para integração de informações entre diferentes websites, os participantes da WIS-8 poderão participar dos debates sobre as perspectivas de futuro, as tendências e os desafios das tecnologias de informação e comunicação, especialmente quando lidam com abordagens sistêmicas como é o caso dos sistemas ambientais.
“Não adianta somente gerar dados, analisá-los e produzir conhecimento, se tudo isso não chegar aos tomadores de decisão e atores envolvidos no processo de gerenciamento dos recursos hídricos no país” afirma Cecy Oliveira, membro do Comitê Organizador do evento no Brasil e presidente do Instituto Brasileiro de Estudos e Ações em Saneamento Ambiental (IBEASA). E destaca o Painel sobre a Entrega de Informação do Programa da WIS-8, como oportunidade de considerar ambos os pontos de vista: dos profissionais de sistemas, plataformas, webmasters e do público a ser atingido, sejam jornalistas, educadores ou outros formadores de opinião. O debate sobre este tema pode apontar perspectivas interessantes para uma maior circulação de informações sobre água no país e entre os países das Américas, sempre com olhos nos outros blocos do mundo.
Participação do Pnuma
EcoMundus será uma das iniciativas relacionadas ao uso da Internet para a disseminação de experiências e boas práticas ambientais, inclusive de recursos hídricos, que já confirmou presença na 8a.Cúpula de Informações sobre Água (WIS-8).
Outros projetos e instituições já confirmaram presença, tais como o Programa Água / Sistema de Monitoramento Ambiental Global também das Nações Unidas (GEMS/Water) e a Biblioteca Virtual de Saúde Ambiental (BVSA) do Centro Pan-americano de Engenharia Sanitária e Ciências do Ambiente (CEPIS/ OPS).
Outro projeto que será apresentado e discutido na WIS-8, gerado em parceria pelo PNUMA, é o Projeto DELTAmerica, que criou uma nova plataforma na Internet para a Rede Interamericana de Recursos Hídricos (RIRH), composta de seis nós regionais, distribuídos geograficamente, dentre eles um exclusivamente dedicado ao Brasil – o Nó Brasil da Rede Interamericana.
A sessão de posters que se realizará no Dia do Meio Ambiente fará parte das celebrações no Brasil, chamando a atenção para diversas formas de se usar a Internet para promover o intercâmbio de experiências e lições aprendidas e prover informações adequadas em tempo real para tomadores de decisão e elaboradores de políticas em gerenciamento integrado de recursos hídricos. Não é necessário inscrição para participar desta sessão que acontecerá no auditório da ANA no fim da tarde.
Sobre as Cúpulas de Informação
O grande avanço da humanidade em termos de tecnologia de informação e comunicação vem modificando hábitos em todas as áreas e maioria das comunidades. As Cúpulas de Informação sobre Água têm como principal meta reunir profissionais que desenvolveram ou que pretendem desenvolver sistemas, bancos de dados ou usar a Internet como forma de entrega de informação à sociedade em geral, para que dialoguem, cooperem entre si e estabeleçam juntos certos padrões que permitam aos sistemas um inter-relacionamento automático, otimizando buscas, aumentando a capacidade operacional e descentralizando o compartilhamento das informações.
As Cúpulas de Informação sobre Água ou Water Information Summits (WIS), que se realizam anualmente, desde 1998, vêm consolidando uma tradição na discussão de questões relacionadas a sistemas de informação, bancos de dados sofisticados, ferramentas da Internet para divulgar informações, sempre com o foco no gerenciamento integrado de recursos hídricos. Esses eventos reúnem especialistas da informação de água de vários países, para discutir, trocar experiências e avançar no uso da Internet e outras tecnologias para a divulgação das informações sobre água, garantindo sua qualidade.
As Cúpulas são promovidas pelo Consórcio WaterWeb (WWCo), um subgrupo da Rede Interamericana de Recursos Hídricos (RIRH), dedicado exclusivamente ao gerenciamento, aperfeiçoamento e discussão de temas relacionados a informação sobre água. A organização tem procurado criar uma comunidade global, reunindo entidades educacionais, governamentais, sem fins lucrativos e comerciais interessadas na pesquisa sobre recursos hídricos, sua conservação e gerenciamento.
Veja a programação do evento em http://www.ana.gov.br/SalaImprensa/anexos/3Agenda_port_may.pdf.
Por Cecy Oliveira,
Aguaonline