Construção do gasoduto Coari-Manaus começa no mês que vem
2006-05-18
A Petrobras vai investir mais de R$ 770 milhões na construção dos trechos Urucu-Coari e Anamã-Manaus do gasoduto Coari-Manaus. Os contratos serão assinados até o fim deste mês com as construtoras e as obras começam em junho, com previsão de conclusão em março de 2008.
Para o trecho intermediário - Coari-Anamã -, a estatal ainda não chegou a um acordo sobre preço com o consórcio de empresas e convidou o Exército para fazer uma parte da obra e assim reduzir o valor. A expectativa é resolver o impasse até junho para aproveitar a época da vazante.
A informação é do gerente de Construção e Montagem da Petrobras, Wagner Nicola Neumann, que ontem participou de uma audiência pública na Assembléia Legislativa do Estado (ALE).
As negociações para a construção do gasoduto vêm se arrastando desde 2003. Numa visita a Manaus, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que pretendia inaugurá-lo no final de 2006, mas o cronograma teve de ser adiado. Na audiência pública, os representantes da Petrobras informaram que a dificuldade está ligada a preços, porque os consórcios vêm apresentando valores excessivos. Depois de exaustivas negociações, finalmente houve acordo para dois trechos.
(A Crítica-AM, 17/05/06)