Escassez de água ameaça produção de commodities agrícolas
2006-05-17
A escassez de água ameaça a produção de commodities agrícolas no mundo, afirmou terça-feira (16/05) chefe-executivo do fundo britânico Diapason Commodities Management, Stephan Wrobel. "Os produtores terão menos água e terão que pagar mais por ela à medida que a competição (por água) com a zona urbana crescer", afirma.
A agricultura responde por 70% do consumo de água potável no mundo. "A infra-estrutura de distribuição de água no mundo é velha, algumas instalações têm entre 50 e cem anos", afirmou Wrobel à Dow Jones durante uma conferência sobre investimento em commodities realizada em Frankfurt.
Cerca de 40% dos alimentos são produzidos em terra irrigada, mas 25% desta área sofre com o excesso de mineralização. Nestes locais a produtividade caiu 10%, segundo o executivo.
"Produzir uma tonelada de milho requer entre mil e duas mil toneladas de água. Uma tonelada de arroz exige de duas a cinco mil toneladas de água e para produzir uma tonelada de carne bovina são necessárias cerca de 70 mil toneladas de água", calcula.
(Estadão/ com informações da Dow Jones, 16/05/06)