Inglaterra apóia construção de novas usinas nucleares para reduzir dependência do petróleo
emissões de co2
2006-05-17
O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, apóia a construção de novas usinas nucleares, para fazer frente às necessidades energéticas do Reino Unido e reduzir a dependência do petróleo importado. Em um discurso preparado para uma reunião da Confederação da Indústria Britânica e liberado com antecedência pelo governo, o premier falará da urgência de tratar a questão nuclear.
O gabinete do primeiro-ministro explica que o chefe de governo baseará suas afirmações na versão preliminar de um relatório oficial sobre a renovação da política energética. Segundo Blair, o Reino Unido, que hoje é quase auto-suficiente em petróleo, graças às reservas do Mar do Norte, passará a depender de óleo importado.
"Para 2025, se não mudarmos nossa política atual, haverá uma falha dramática em nossos objetivos para reduzir as emissões de CO2 e seremos muito dependentes do gás" importado, diz o texto preparado pelo primeiro-ministro. A organização ambientalista Greenpeace denuncia que a decisão de renovar o parque nuclear britânico foi tomada "há muito tempo", e que o relatório sobre renovação energética não passa de uma "cortina de fumaça".
(Efe, 16/05/06)
http://www.ambientebrasil.com.br/rss/ler.php?id=24722