Usina de Três Gargantas irá economizar 50 milhões de toneladas de carvão na China
hidrelétrica três gargantas
2006-05-16
Com a entrada no funcionamento da usina elétrica das Três Gargantas, serão economizadas 50 milhões de toneladas anuais de carvão na China. A afirmação foi feita por Xie Xiufa, engenheiro sénior do Comité das Obras Hidráulicas do Rio Yangtsé. Informa-se que a central hidrelétrica das Três Gargantas tem uma capacidade instalada de 18,2 milhões de quilovates e com a entrada na produção, possibilitará ao país uma economia anual de 50 milhões de toneladas de carvão e contribuirá para reduzir os prejuízos da poluição ambiental e da chuva ácida para a China e as regiões periféricas.
Qualidade da água
Desde que o reservatório da hidrelétrica de Três Gargantas do rio Yangtsé começou a represar as águas, o ambiente ecológico do curso superior do rio mantém-se bom, sem nenhuma alteração da qualidade de água potável. A informação foi revelada recentemente por Xie Xiufa, engenheiro chefe da Comissão Hidráulica do rio Yangtsé.
Xie afirmou que tanto durante a construção como após seu funcionamento da obra das Três Gargantas do rio Yangtsé, foram adotadas uma série de medidas de fiscalização sobre a qualidade de água e calamidades geológicas. Além disso, o país vem de promover conversão de terras cultiváveis para áreas reflorestadas e preservação das reservas hidrográficas e solos, tendo garantido um bom ambiente ecológico à região.
(CRI, 14/05/06)
http://po.chinabroadcast.cn/1/2006/05/14/1@43114.htm