CTSul diz onde estão os empregos da usina
2006-05-16
O plebiscito que definirá o posicionamento de Cachoeira do Sul a favor ou contra o projeto da termelétrica do Capané tem como um dos principais debates a geração de emprego. A CTSul garante a geração de centenas de empregos e também a recolocação dos operários que trabalharem durante os três anos que durar a construção. Os contras dizem que a abertura de áreas de mineração significará abandono da agricultura.
Segundo o presidente da Celetro, José Benemídio de Almeida, principal líder da mobilização pró-termelétrica, a geração de empregos é real e pode ser projetada já a partir da obra de construção da usina. Só para a construção da usina, que vai levar três anos, serão gerados 1.500 empregos diretos. “Serão R$ 12 milhões por ano em salários para serem gastos no comércio de Cachoeira do Sul. No final da obra, terão sido pagos R$ 36 milhões em salários para os cachoeirenses”, calcula Benemídio.
Capacitação
Quando a termelétrica estiver funcionando, mais de 300 pessoas serão contratadas para o trabalho técnico e outras 500 pessoas para a área de mineração de carvão. Além disso, a CTSul vai promover um programa de capacitação para a população de Cachoeira do Sul, que será a mão-de-obra principal para a construção e operação da termelétrica, garante ele. A CTSul também pretende recapacitar os operários que trabalharem na construção da usina para que não fiquem desempregados após o final da obra.
A grande cartada dos defensores da termelétrica será a absorção de mão-de-obra por partes da indústrias que irão se instalar ao redor da usina para aproveitar as cinzas da queima do carvão, principalmente azulejos e pisos. Não há uma projeção desses empregos, considerados indiretos, mas há expectativa de atração de pelo menos 10 diferentes indústrias.
O voto
PELO SIM
Aperte a tecla número 1 se você é a favor da termelétrica CTSul no município de Cachoeira do Sul. Após, aperte a tecla verde e confirme o voto.
PELO NÃO
Aperte a tecla número 2 se for contra. Após, aperte a tecla verde e confirme o voto.
Plebiscito da termelétrica
.. Dia 21 de maio
.. Abertura das urnas partir das 8h
.. Encerramento da votação e fechamento das urnas às 17h
.. Levar título eleitoral ou documento de identidade
.. Voto não é obrigatório
Como será feito o uso da água
O que perguntam os contras
.. Quais os impactos de devolver ao Rio Jacuí somente parte da água usada, contaminada e mais quente?
O que diz a CTSUL
.. A usina usará água para o resfriamento dos equipamentos. Ela virá do Rio Jacuí e, depois de usada, será devolvida ao rio
.. Esta água é apenas 0,074% da vazão média do Rio Jacuí
.. A água será captada dois quilômetros e meio abaixo da Praia Nova e da captação da Corsan. Ou seja, primeiro a água será captada pela Corsan e usufruída pelos banhistas para só depois ser captada para a termelétrica
.. A devolução da água obedecerá as normas legais. Na verdade, a termelétrica devolverá água boa porque tem interesse de captar água boa também.
(Jornal do Povo, 15/05/06)